Difference between revisions of "Fogões Melhorados em Moçambique : Desafios e Recomendações para o Setor Privado"

From energypedia
***** (***** | *****)
(Created page with "{{Back_to_Moz_ICS_Hub_PT}} {{Back to Mozambique Portal_PT}} =Challenges for the private sector= The main challenges for private sector when entering the clean cooking market...")
Tag: 2017 source edit
 
***** (***** | *****)
m
 
(13 intermediate revisions by 3 users not shown)
Line 1: Line 1:
 
{{Back_to_Moz_ICS_Hub_PT}}
 
{{Back_to_Moz_ICS_Hub_PT}}
 +
{{Back to Mozambique Portal_PT}}
 +
{{English Version|Challenges_and_Recommendations_for_the_Private_Sector_in_the_Clean_Cooking_Market_in_Mozambique}}
 +
 +
=Desafios para o Sector Privado=
 +
Os principais desafios para o sector privado ao entrar no mercado da cozinha limpa estão principalmente relacionados com um ambiente empresarial e tem uma grande margem para melhorias. Alguns dos desafios são destacados abaixo:
 +
 +
'''Fraca procura por parte dos utilizadores finais''': Uma fraca procura deve-se principalmente a duas razões. A primeira é a falta de informação e conhecimento sobre os fogões melhorados (ICS pelo seu acrónimo em inglês) e os seus benefícios. A promoção adequada dos Fogões Melhorados, dependendo da localização e do rendimento da população, continua a ser um desafio. A segunda é devida à falta de acessibilidade dos potenciais consumidores. Enquanto as pessoas que vivem em zonas urbanas e periurbanas poderiam pagar o seu próprio Fogão Melhorado com um mecanismo de apoio, tal como o PAYGO; a população mais pobre das zonas rurais ainda luta para pagar um fogão<ref name=":02">‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf</ref>. Os Fogões Melhorados são também vistos de forma mais positiva nas zonas urbanas devido aos efeitos de poupança de custos do uso de combustível recuperado, em comparação com as zonas rurais onde a lenha é recolhida sem custos<ref name=":0">EnDev, ‘Workshop Energy Market Scorecard Mozambique ICS 2020’.</ref>.
  
{{Back to Mozambique Portal_PT}}
+
'''Impacto dos fogões doados e subsidiados no mercado''': Doações e subsídios sem modelos comerciais adequados para os fogões podem causar distorção do mercado. Além disso, sem uma análise de mercado adequada, a introdução de um novo Fogão Melhorado subsidiado numa comunidade onde já existe um Fogão Melhorado existente no mercado, poderia ter impacto no desenvolvimento do mercado<ref name=":02" />.  Em segundo lugar, os Fogões Melhorados introduzidos num local específico nem sempre se adaptam às condições domésticas, às necessidades dietéticas da população ou à sua dimensão doméstica, com impacto na percepção do Fogão Melhorado. Assim, é necessário um esforço coordenado entre os programas dos doadores para uma colaboração conjunta com vista ao desenvolvimento do mercado dos  Fogões Melhorados.
 +
 
 +
'''Falta de um quadro político claro''': As estratégias políticas necessitam de um enfoque claro e directo nos mercados dos Fogões Melhorados. As políticas existentes orientam o seu enfoque no apoio geral ao acesso à energia ou numa componente adjacente do mercado, tal como o enfoque do ECUSEB no mercado da biomassa em si, mas não particularmente no dos  Fogões Melhorados<ref name=":12">‘Estratégia de Conservação e Uso Sustentável da Energia da Biomassa’ https://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2019/01/1548670181-2015%2010%2008%20ECUSEB%20-%20Estrategia%20de%20Conservacao%20e%20Uso%20Sustentavel%20da%20Energia%20de%20Biomassa%202.pdf</ref>.
 +
 
 +
'''Qualidade no fabrico e manutenção''': Padrões de qualidade insuficientes e apoio à manutenção causam baixa confiança dos clientes nos produtos ICS. Por exemplo, garantias podem variar de 3 meses a 3 anos, dependendo de quem fornece os fogões e de onde é fabricado. A falta de mão-de-obra qualificada disponível localmente, bem como a falta de padrões industriais estabelecidos e acessíveis e de sistemas de certificação enfraquecem a qualidade do produto final.
 +
 
 +
'''Mantendo preços competitivos e acessíveis''': Vários factores dificultam a possibilidade de tornar os  Fogões Melhorados acessível. Um deles são os direitos de importação desfavoráveis e o IVA elevado imposto sobre a tecnologia de cozedura limpa. Em média, '''os aparelhos de cozinha incluindo aparelhos para combustíveis sólidos pagam uma tarifa de importação de 20% e os fogões pagam uma tarifa de 7,5% quando importados de países fora dos países em desenvolvimento da África Austral (SADC)'''<ref>Economic Consulting Associates, ‘Energy Africa – Mozambique. Technical Assistance to Model and Analyse the Economic Effects of VAT and Tariffs on PicoPV Products, Solar Home Systems and Improved Cookstoves’ (Evidence on Demand, 2016), https://doi.org/10.12774/eod_cr.august2016.robinsonpetal</ref>. Outro factor é o elevado custo de transporte, devido à dispersão da população rural. Finalmente, a falta de uma cadeia de valor sustentável faz com que as unidades fabricadas sejam produzidas a um rítimo lento, desperdiçando assim recursos e aumentando os custos de produção.
  
=Challenges for the private sector=
+
'''Financiamento para o sector privado''': Há pouca consciência sobre os  Fogões Melhorados entre as instituições financeiras e, portanto, não estão interessadas em financiar empresas de  Fogões Melhorados. Assim, as oportunidades de financiamento são limitadas aos subsídios e programas financiados pelos doadores. O KfW/BoM oferece linhas de crédito para energia, mas os requisitos são demasiado elevados e rigorosos, de tal forma que empresas de  Fogões Melhorados ainda maiores não têm qualidade para isso<ref name=":0" />.
The main challenges for private sector when entering the clean cooking market are majorly related to a business environment and has a large room for improvement. Some of the challenges are highlighted below:
 
  
'''Weak demand from end-users:''' A weak demand is mostly due to two reasons. The first one is a lack of information and knowledge about ICS stoves and their benefits. Appropriate promotion of ICS depending on the location and income of the population still remains a challenge. The second one is due to lack of affordability of the potential consumers. While people living in urban and peri-urban areas could afford their own ICS with a support mechanism, such as PAYGO; the poorest population in rural areas still struggle to afford a cookstove<ref name=":2">‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf</ref>. ICS are also perceived more positively in urban areas due to the cost saving effects from recued fuel usage as compared to rural areas where firewood is collected at no cost<ref>EnDev, ‘Workshop Energy Market Scorecard Mozambique ICS 2020’.</ref>.
+
'''Impactos relacionados com a  Covid:''' A Covid-19 perturbou a cadeia de fornecimento global e reduziu o poder de compra dos clientes em todo o mundo. Há muitas restrições relacionadas com o movimento das pessoas e isto dificulta grandemente as vendas de fogões, uma vez que uma das principais estratégias de marketing é a demonstração em locais de mercado.  
 +
=Conclusões e Recomendações=
 +
A introdução dos Fogões Melhorados no mercado requer modelos de negócio adaptados às necessidades dos consumidores visados para uma penetração e desenvolvimento sustentáveis do mercado. Além disso, uma forte penetração no mercado poderia ser apoiada pelas seguintes considerações. Em primeiro lugar, a introdução dos Fogões Melhorados que se adapta bem ao contexto local (em termos de escolha de combustível dos agregados familiares, preferência alimentar e capacidade/vontade de pagar). Em segundo lugar, as campanhas de marketing e sensibilização devem ser adaptadas ao utilizador final. Para as famílias rurais, as reuniões comunitárias, visitas porta-a-porta e demonstração dos Fogões Melhorados no mercado são muito eficazes; para a população urbana com uma maior taxa de acesso à tecnologia de comunicação, a publicidade na rádio e televisão pode assegurar um maior alcance<ref>‘BGFA - Mozambique Outcome Report: Private Sector Stakeholder Consultation Workshop’, https://beyondthegrid.africa/wp-content/uploads/MOZ-BGFA-Mozambique-Stakeholder-Workshop-Report.pdf</ref>. Em ambos os casos, é essencial oferecer formação e instruções claras sobre a utilização e manutenção dos Fogões Melhorados. Ter centros de reparação e manutenção nas proximidades também aumenta a adaptabilidade dos Fogões Melhorados, uma vez que permite uma fácil reparação e manutenção.
  
'''Impact of donated and subsidised stoves in the market:''' Donations and subsidies lacking fitting business models for the stoves may cause market distortion. Additionally, without an appropriate market analysis, the introduction of a new subsidised ICS in a community where there is already an existing ICS in the market, could impact the market development<ref name=":2" />.  Secondly, the ICS introduced to a specific location do not always fit to the household conditions, the dietary needs of the population or their household size, impacting the perception of ICS. Thus, a coordinated effort between the donor programmes is required for joint collaboration towards ICS market development.
+
Uma das prioridades mais importantes no sector dos Fogões Melhorados é a melhoria do quadro político. Uma recomendação é a inclusão das tecnologias dos Fogões Melhorados no ECUSEB e noutras estratégias políticas, para assegurar a criação e a continuação de um mercado de Fogões Melhorados sustentáveis<ref name=":13">‘Estratégia de Conservação e Uso Sustentável da Energia da Biomassa’ https://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2019/01/1548670181-2015%2010%2008%20ECUSEB%20-%20Estrategia%20de%20Conservacao%20e%20Uso%20Sustentavel%20da%20Energia%20de%20Biomassa%202.pdf</ref>. Outras instalações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), tais como a BECT, são necessárias para impulsionar a produção local e assegurar a qualidade através da utilização de normas reconhecidas. Estas instalações precisam de ser consultadas e tidas em conta na elaboração de novas reformas e políticas<ref>‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf</ref>.
  
'''Lack of clear policy framework:''' Policy strategies need a clear and straightforward focus on ICS markets. Existing policies direct their focus on general energy access support or an adjacent component for the market, such as ECUSEB’s focus on the market for biomass itself, but not particularly for ICS<ref name=":1">‘Estratégia de Conservação e Uso Sustentável da Energia da Biomassa’ https://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2019/01/1548670181-2015%2010%2008%20ECUSEB%20-%20Estrategia%20de%20Conservacao%20e%20Uso%20Sustentavel%20da%20Energia%20de%20Biomassa%202.pdf</ref>.
+
Uma vez que o sector ainda se encontra numa fase inicial e é grandemente afectado pela actual crise da COVID, há necessidade de programas de financiamento inovadores, tais como créditos de carbono e RBF. Empresas como a Carbonsink e a Mozcarbon já estão a explorar o financiamento de carbono onde os clientes receberam fogões subsidiados e transferem os seus créditos de carbono de volta para as empresas. As empresas vendem então os créditos de carbono a terceiros. No entanto, o processo de candidatura a créditos de carbono é bastante complexo e as pequenas empresas de fogões precisariam de mais assistência/capacitação para a qualidade do financiamento de carbono. Programas energéticos como o EnDev e o BRILHO estão a oferecer financiamento RBF a empresas de cozinhas, o que tem ajudado muitas empresas a chegar a clientes nas zonas rurais de Moçambique que de outra forma não teriam capacidade para pagar os fogões. Além disso, durante o pico do impacto Covid (em 2021), houve também muitos programas de apoio financeiro como o COVID+ da GIZ Endev, que foram cruciais para manter muitas empresas de fogões a funcionar.
  
'''Quality in manufacturing and maintenance:''' Insufficient maintenance support causes low customer confidence in ICS products. A lack of locally available qualified workforce as well as a lack of established and accessible industry standards and certification systems weakens the quality of the end-product, and the possibilities to keep ICS at a low price.
+
Juntamente com o financiamento adequado, é também necessária uma excepção aos direitos de importação e ao IVA para acelerar o sector.  
  
'''Keeping competitive and affordable prices:''' Several factors hinder the possibility make ICS affordable. One of them are the unfavourable import duties and high VAT imposed on clean cooking technology. On average, '''cooking appliances including appliances for solid fuel pay an import tariff of 20% and cookstoves pay a tariff of 7.5% when imported from countries outside Southern African Development Countries (SADC)'''<ref>Economic Consulting Associates, ‘Energy Africa – Mozambique. Technical Assistance to Model and Analyse the Economic Effects of VAT and Tariffs on PicoPV Products, Solar Home Systems and Improved Cookstoves’ (Evidence on Demand, 2016), https://doi.org/10.12774/eod_cr.august2016.robinsonpetal</ref>. Another factor is the high cost for transportation, due to the dispersity of rural population. Finally, a lack of a sustainable value chain causes manufactured units to be produced at a slow rate, thus wasting resources and increasing production costs.
+
Para o lado do utilizador final, o financiamento da inovação como o PAYGO ou a compra em prestações oferece flexibilidade financeira. Muitos produtores de fogões como MozCarbon, Pamoja, Carbonsink já têm oferecido fogões a prestações aos seus consumidores finais.
  
'''Financing for private sector''': There is little awareness about ICS among financial institutions and thus, they are not interested in funding ICS companies. Hence, the financing opportunities are limited to donor funded donor subsidies and programmes. KfW/BoM offers credit lines for energy but the requirements are too high and stringent such that even bigger ICS companies do not quality for it<ref>EnDev, ‘Workshop Energy Market Scorecard Mozambique ICS 2020’</ref>.
+
==Informações Adicionais==
=Conclusion and Recommendations=
+
*[[Situação de Acesso à Energia em Moçambique]]
The introduction of ICS to the market requires business models tailored to the needs of the targeted consumers for sustainable market penetration and development. Additionally, a strong market penetration could be supported by the following considerations. First of all, introducing ICS that is well suited to the local context (in terms of households’ fuel choice, food preference and ability/willingness to pay). Second, marketing and awareness campaigns should be tailored to the end-user. For rural households, community meetings, by door-to-door visits and ICS demonstration in market place is very effective; for urban population with a higher access rate to communication technology, radio and television advertisement can ensure larger reach<ref>‘BGFA - Mozambique Outcome Report: Private Sector Stakeholder Consultation Workshop’, https://beyondthegrid.africa/wp-content/uploads/MOZ-BGFA-Mozambique-Stakeholder-Workshop-Report.pdf</ref>. In both cases, it is essential to offer training and clear instructions on the use and maintenance of the ICS. Having repair and maintenance centres nearby also increases the adaptability of ICS as it enables easy repair and maintenance.
+
*[[Fogões Melhorados em Moçambique : Panorama do Mercado|Fogões Melhorados em Moçambique: Panorama do Mercado]]
 +
*[[Fogões Melhorados em Moçambique : Dimensão do Mercado|Fogões Melhorados em Moçambique: Dimensão do Mercado]]
 +
*[[Fogões Melhorados em Moçambique : Perspectivas do Consumidor|Fogões Melhorados em Moçambique: Perspectivas do Consumidor]]
 +
*[[Série de Webinars: Situação Actual e Potencial de Mercado das Energias Renováveis Fora da Rede em Moçambique|Webinar: Cozinha Limpa em Moçambique: Perspectivas de Mercado e Oportunidades para o Sector Privado]]
 +
*Estudos de caso do sector
 +
**[[Pt/Carbonsink Moçambique Lda|Carbonsink Moçambique Lda]]
 +
**[[Pt/KULIMA: Empowering Communities with Improved Cookstoves in Boane, Mozambique|KULIMA, Boane]]
 +
**[[Pt/KULIMA: Empowering Communities with Improved Cookstoves in Moamba, Mozambique|KULIMA, Moamba]]
 +
**[[Pt/Mozambique Carbon Intiatives LDA|Mozambique Carbon Intiatives LDA]]
 +
==Referências==
  
One of the most important priorities in the ICS sector is the improvement of the policy framework. One recommendation is the inclusion of ICS technologies in the ECUSEB and other policy strategies, to ensure the creation and continuation of a sustainable ICS market<ref name=":1" />. Other Research and Development (R&D) facilities, such as the BECT, are needed to drive local production and to ensure quality by using recognised standards. These facilities need to be consulted and taken into account while writing new reforms and policies<ref name=":0">‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf</ref>.
+
<references />
==Further Information==
+
[[Category:Mozambique]]
*[[Mozambique- Country Information]]
+
[[Category:Portuguese]]
*[[Mozambique Electricity Situation]]
+
[[Category:Cooking Energy]]
{{Back to Mozambique Portal}}
+
[[Category:Improved Cooking]]
==References==
+
[[Category:Cookstoves]]

Latest revision as of 11:54, 13 September 2022

Desafios para o Sector Privado

Os principais desafios para o sector privado ao entrar no mercado da cozinha limpa estão principalmente relacionados com um ambiente empresarial e tem uma grande margem para melhorias. Alguns dos desafios são destacados abaixo:

Fraca procura por parte dos utilizadores finais: Uma fraca procura deve-se principalmente a duas razões. A primeira é a falta de informação e conhecimento sobre os fogões melhorados (ICS pelo seu acrónimo em inglês) e os seus benefícios. A promoção adequada dos Fogões Melhorados, dependendo da localização e do rendimento da população, continua a ser um desafio. A segunda é devida à falta de acessibilidade dos potenciais consumidores. Enquanto as pessoas que vivem em zonas urbanas e periurbanas poderiam pagar o seu próprio Fogão Melhorado com um mecanismo de apoio, tal como o PAYGO; a população mais pobre das zonas rurais ainda luta para pagar um fogão[1]. Os Fogões Melhorados são também vistos de forma mais positiva nas zonas urbanas devido aos efeitos de poupança de custos do uso de combustível recuperado, em comparação com as zonas rurais onde a lenha é recolhida sem custos[2].

Impacto dos fogões doados e subsidiados no mercado: Doações e subsídios sem modelos comerciais adequados para os fogões podem causar distorção do mercado. Além disso, sem uma análise de mercado adequada, a introdução de um novo Fogão Melhorado subsidiado numa comunidade onde já existe um Fogão Melhorado existente no mercado, poderia ter impacto no desenvolvimento do mercado[1].  Em segundo lugar, os Fogões Melhorados introduzidos num local específico nem sempre se adaptam às condições domésticas, às necessidades dietéticas da população ou à sua dimensão doméstica, com impacto na percepção do Fogão Melhorado. Assim, é necessário um esforço coordenado entre os programas dos doadores para uma colaboração conjunta com vista ao desenvolvimento do mercado dos Fogões Melhorados.

Falta de um quadro político claro: As estratégias políticas necessitam de um enfoque claro e directo nos mercados dos Fogões Melhorados. As políticas existentes orientam o seu enfoque no apoio geral ao acesso à energia ou numa componente adjacente do mercado, tal como o enfoque do ECUSEB no mercado da biomassa em si, mas não particularmente no dos Fogões Melhorados[3].

Qualidade no fabrico e manutenção: Padrões de qualidade insuficientes e apoio à manutenção causam baixa confiança dos clientes nos produtos ICS. Por exemplo, garantias podem variar de 3 meses a 3 anos, dependendo de quem fornece os fogões e de onde é fabricado. A falta de mão-de-obra qualificada disponível localmente, bem como a falta de padrões industriais estabelecidos e acessíveis e de sistemas de certificação enfraquecem a qualidade do produto final.

Mantendo preços competitivos e acessíveis: Vários factores dificultam a possibilidade de tornar os Fogões Melhorados acessível. Um deles são os direitos de importação desfavoráveis e o IVA elevado imposto sobre a tecnologia de cozedura limpa. Em média, os aparelhos de cozinha incluindo aparelhos para combustíveis sólidos pagam uma tarifa de importação de 20% e os fogões pagam uma tarifa de 7,5% quando importados de países fora dos países em desenvolvimento da África Austral (SADC)[4]. Outro factor é o elevado custo de transporte, devido à dispersão da população rural. Finalmente, a falta de uma cadeia de valor sustentável faz com que as unidades fabricadas sejam produzidas a um rítimo lento, desperdiçando assim recursos e aumentando os custos de produção.

Financiamento para o sector privado: Há pouca consciência sobre os Fogões Melhorados entre as instituições financeiras e, portanto, não estão interessadas em financiar empresas de Fogões Melhorados. Assim, as oportunidades de financiamento são limitadas aos subsídios e programas financiados pelos doadores. O KfW/BoM oferece linhas de crédito para energia, mas os requisitos são demasiado elevados e rigorosos, de tal forma que empresas de Fogões Melhorados ainda maiores não têm qualidade para isso[2].

Impactos relacionados com a Covid: A Covid-19 perturbou a cadeia de fornecimento global e reduziu o poder de compra dos clientes em todo o mundo. Há muitas restrições relacionadas com o movimento das pessoas e isto dificulta grandemente as vendas de fogões, uma vez que uma das principais estratégias de marketing é a demonstração em locais de mercado.

Conclusões e Recomendações

A introdução dos Fogões Melhorados no mercado requer modelos de negócio adaptados às necessidades dos consumidores visados para uma penetração e desenvolvimento sustentáveis do mercado. Além disso, uma forte penetração no mercado poderia ser apoiada pelas seguintes considerações. Em primeiro lugar, a introdução dos Fogões Melhorados que se adapta bem ao contexto local (em termos de escolha de combustível dos agregados familiares, preferência alimentar e capacidade/vontade de pagar). Em segundo lugar, as campanhas de marketing e sensibilização devem ser adaptadas ao utilizador final. Para as famílias rurais, as reuniões comunitárias, visitas porta-a-porta e demonstração dos Fogões Melhorados no mercado são muito eficazes; para a população urbana com uma maior taxa de acesso à tecnologia de comunicação, a publicidade na rádio e televisão pode assegurar um maior alcance[5]. Em ambos os casos, é essencial oferecer formação e instruções claras sobre a utilização e manutenção dos Fogões Melhorados. Ter centros de reparação e manutenção nas proximidades também aumenta a adaptabilidade dos Fogões Melhorados, uma vez que permite uma fácil reparação e manutenção.

Uma das prioridades mais importantes no sector dos Fogões Melhorados é a melhoria do quadro político. Uma recomendação é a inclusão das tecnologias dos Fogões Melhorados no ECUSEB e noutras estratégias políticas, para assegurar a criação e a continuação de um mercado de Fogões Melhorados sustentáveis[6]. Outras instalações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), tais como a BECT, são necessárias para impulsionar a produção local e assegurar a qualidade através da utilização de normas reconhecidas. Estas instalações precisam de ser consultadas e tidas em conta na elaboração de novas reformas e políticas[7].

Uma vez que o sector ainda se encontra numa fase inicial e é grandemente afectado pela actual crise da COVID, há necessidade de programas de financiamento inovadores, tais como créditos de carbono e RBF. Empresas como a Carbonsink e a Mozcarbon já estão a explorar o financiamento de carbono onde os clientes receberam fogões subsidiados e transferem os seus créditos de carbono de volta para as empresas. As empresas vendem então os créditos de carbono a terceiros. No entanto, o processo de candidatura a créditos de carbono é bastante complexo e as pequenas empresas de fogões precisariam de mais assistência/capacitação para a qualidade do financiamento de carbono. Programas energéticos como o EnDev e o BRILHO estão a oferecer financiamento RBF a empresas de cozinhas, o que tem ajudado muitas empresas a chegar a clientes nas zonas rurais de Moçambique que de outra forma não teriam capacidade para pagar os fogões. Além disso, durante o pico do impacto Covid (em 2021), houve também muitos programas de apoio financeiro como o COVID+ da GIZ Endev, que foram cruciais para manter muitas empresas de fogões a funcionar.

Juntamente com o financiamento adequado, é também necessária uma excepção aos direitos de importação e ao IVA para acelerar o sector.

Para o lado do utilizador final, o financiamento da inovação como o PAYGO ou a compra em prestações oferece flexibilidade financeira. Muitos produtores de fogões como MozCarbon, Pamoja, Carbonsink já têm oferecido fogões a prestações aos seus consumidores finais.

Informações Adicionais

Referências

  1. 1.0 1.1 ‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf
  2. 2.0 2.1 EnDev, ‘Workshop Energy Market Scorecard Mozambique ICS 2020’.
  3. ‘Estratégia de Conservação e Uso Sustentável da Energia da Biomassa’ https://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2019/01/1548670181-2015%2010%2008%20ECUSEB%20-%20Estrategia%20de%20Conservacao%20e%20Uso%20Sustentavel%20da%20Energia%20de%20Biomassa%202.pdf
  4. Economic Consulting Associates, ‘Energy Africa – Mozambique. Technical Assistance to Model and Analyse the Economic Effects of VAT and Tariffs on PicoPV Products, Solar Home Systems and Improved Cookstoves’ (Evidence on Demand, 2016), https://doi.org/10.12774/eod_cr.august2016.robinsonpetal
  5. ‘BGFA - Mozambique Outcome Report: Private Sector Stakeholder Consultation Workshop’, https://beyondthegrid.africa/wp-content/uploads/MOZ-BGFA-Mozambique-Stakeholder-Workshop-Report.pdf
  6. ‘Estratégia de Conservação e Uso Sustentável da Energia da Biomassa’ https://www.biofund.org.mz/wp-content/uploads/2019/01/1548670181-2015%2010%2008%20ECUSEB%20-%20Estrategia%20de%20Conservacao%20e%20Uso%20Sustentavel%20da%20Energia%20de%20Biomassa%202.pdf
  7. ‘Business Environment Constraints in Mozambique’s Renewable Energy Sector: Solar PV Systems and Improved Cook Stoves’ https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/berf_2016_nov_business-environment-constraints-in-mozambiques-renewable-energy-sector.pdf