Make sure you register to our monthly newsletter, it's going out soon! Stay up do date about the latest energy news and our current activities.
Click here to register!

NEER Moçambique: Núcleo de Electrónica e Energias Renováveis

From energypedia
Revision as of 18:55, 7 July 2022 by ***** (***** | *****) (NEER2)

Detalhes do Núcleo

Projeto: Núcleo de Electrónica e Energias Renováveis (NEER)

NEER é uma estrutura sub-orgânica da Universidade Pedagógica de Maputo, cujos membros são estudantes e docentes de diferentes áreas científicas. O NEER formou-se de uma conversa primitiva durante uma viagem de Inhambane para Maputo, seguida de um processo da necessidade de dinamização das missões (ensino, pesquisa e extensão) da Universidade Pedagógica de Maputo através dos Centros de Pesquisa da Universidade. Por isso, formalmente ele nasceu dentro do Centro de Tecnologias Educativas ao lado de outros núcleos de pesquisa. A fase crucial do seu nascimento baseou-se na mobilização dos estudantes do curso de Ensino de Electrónica da Universidade Pedagógica e paralelamente mobilização de financiamentos (patrocínios).

O NEER tem com objectivos:

  • Pesquisar e produzir materiais didácticos para  diferentes disciplinas usando materiais de fácil acesso e baixo custo;
  • Pesquisar e promover o ensino para o desenvolvi-mento sustentável em Moçambique e no mundo; e
  • Promover o uso sustentável das energias renováveis.

Localização: O NEER pode ser encontrado fisicamente na Av. do Trabalho Nr. 2482, Gabinete  A.2.16, UP - Campus de Lhanguene,  Maputo.

Coordenador e membros:

Actualmente, o NEER conta com a colaboração directa dos seguintes intervenientes:

-       Ana Dionência Leonardo Munguambe

-       Hélio Augusto Muzamane

-       Urânio Stefane Mahanjane

-       Daina Amude Luis Aleixo

-       France Murure

-       Euricio Manuel Supinho

-       Cristina José Sitoe

-       Joice Guambe

-       Vânia da Alzira Gilberto Mombe

-       Ezar Ezau Nharreluga

-       António Daniel Pedro Maquil

-       Magna da Belita Augusto Simões Almoço

-       Silva Alberto Mondhlane

Dos quais, alguns são estudantes e outros docentes da Universidade Pedagógica. Este núcleo

é coordenado pelo Professor Doutor Urânio Stefane Mahanjane, que é também coordenador de Mestrado em Sistemas de Informação para a Gestão Ambiental e chefe de Departamento de Estudos de Sistemas de Informação e Tecnologias.

Finananciamento:

O NEER cresceu através do desenho, implementação, monitoria e avaliação de pequenos projectos de pesquisas, treinamentos, instalação e uso sustentável de tecnologias dos sistemas fotovoltaicos na base de esforços abdicados pelos seus membros.

Contudo, O NEER não tem financiamento directo alocado. As actividades desenvolvidas pelo NEER foram financiadas pelos doadores, nomeadamente: Geselschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Fundo Nacional de Investigação (FNI), Fundação Aga Khan, Bundesministerium für Zusammenarbeit (BMZ), ADPP Mozambique e Empresa AgroAlfa.

Motivação

O NEER pretende fazer a diferença na Universidade pedagógica, no país em geral, regionalmente e por fim abrangir todo o mundo como mostra o esquema abaixo,

Nucleo.png

O NEER é motivado pelo poder do conhecimento. O núcleo acredita que a diferença começa de cada um de nos então, o NEER pode fazer a diferença. Moçambique é ainda um pais em desenvolvimento e infelizmente boa parte da população não usufrui da tecnologia ‘electricidade’ e com o conhecimento adquirido durante a formação e olhando para aquilo que são os recursos naturais como sol nos conseguimos fazer a diferença e permitir que pelo menos  a tecnologia ‘electricidade’ seja usufruída e acessível para todos.

Envolvimento e Impacto na Comunidade

  • As comunidades rurais olham para os sistemas fotovoltaicos como uma excelente alternativa do problema de acesso à energia eléctrica. Além disso, a maior parte das pessoas nas comunidades desejaria adquirir sistemas fotovoltaicos de grandes capacidades para suprir as suas necessidades no sector doméstico e na agricultura. A mulher nessas comunidades merece um envolvimento mais atencioso e intensivo porque ela está mais presente nas actividades domésticas e agrícolas.
  • Os alunos (grande parte do gênero feminino) das escolas secundárias capacitados no âmbito dos projectos do NEER tem grande motivação em aprender matérias sobre energias renováveis.
  • Os custos de investimento das tecnologias dos sistemas fotovoltaicos são altos e constituem grande barreiras para a massificação destas tecnologias.
  • O NEER da Universidade Pedagógica de Maputo, tendo fundos (dinheiro) e transporte, pode desempenhar um grande papel na massificação das tecnologias dos sistemas fotovoltaicos no âmbito dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável através de desenho, implementação, monitoria e avaliação de pequenos, médios e grandes projectos de pesquisas, treinamentos, instalação e uso sustentável de tecnologias dos sistemas fotovoltaicos.
  • Há necessidade de intervenção conjunta entre diferentes individualidades, instituições, empresas, organizanições governamentais e não governamentais para a massificação das tecnologias dos sistemas fotovoltaicos.

Desafios

Resultados

Contacto

Vídeos

Recursos Adicionais

Referências