Make sure you register to our monthly newsletter, it's going out soon! Stay up do date about the latest energy news and our current activities.
Click here to register!

Pt/Carbonsink Moçambique Lda

From energypedia
Revision as of 08:26, 12 April 2022 by ***** (***** | *****)

Informação Sobre a Empresa

Carbonsink, uma empresa de consultoria especializada em estratégias neutras em carbono para empresas e ONGs, fundada em 2011 pela Universidade de Florença-Itália. Foi pioneira em Itália no desenvolvimento de projectos de créditos de carbono e é agora um actor estabelecido no mercado, tanto em Itália como internacionalmente. A partir de Janeiro de 2022, CarbonSink juntou-se ao Pólo Sul, uma empresa líder internacional em projectos de carbono.

Carbonsink desenvolve projectos Agroflorestais e Climate-Smart Agriculture, Water Access; Forest Management e REDD+ e Energy Efficient Cookstoves para reduzir as emissões, gerando assim créditos de carbono. Tem vindo a trabalhar em Moçambique desde 2014 desenvolvendo e gerindo actividades de mitigação do clima em várias áreas do país. Em 2018, Carbonsink abriu uma nova empresa com sede em Maputo: Carbonsink Moçambique Lda, como empresa subsidiária do Carbonsink Group S.r.l. Itália.

Áreas de operação: Projectos ICS em curso na Província de Cabo Delgado (cidade de Pemba, distritos de Balama e Montepuez) e na Província de Maputo, bem como na Cidade de Maputo

Dimensão da empresa: 5 funcionários

Países de operação: Moçambique, Etiópia, Burundi e Uganda

Financiamento: Os nossos projectos são desenvolvidos com o apoio financeiro de doadores sob a forma de subvenções e financiamento de carbono. Uma vez que os créditos de carbono são o produto final gerado pelos nossos projectos, as receitas provenientes da venda dos créditos são reinvestidas para a implementação de novos projectos nas comunidades.

A Carbonsink trabalha com uma rede de parceiros de confiança que têm tanto a experiência no local como a confiança das comunidades locais. Recentemente, Carbonsink introduziu um sistema de registo digital compatível com dispositivos android. A aplicação desenvolvida para Carbonsink regista todas as fases de implementação do projecto a partir da distribuição, e monitorização. A nossa rede de distribuição para fogões melhorados começa na fase de produção para fogões produzidos localmente. Uma vez concluída a produção e o produto devidamente catalogado, este é transportado para o armazém central. Do armazém central, é distribuído para os armazéns de campo geridos por um gestor de base de dados, onde os promotores de vendas têm acesso e os fogões são atribuídos a cada um deles. Com o sistema introduzido, é possível acompanhar o fogão desde a fábrica até ao utilizador final.

Os promotores de vendas são jovens homens e mulheres que recebem formação em vendas, promoção de produtos e registo dos dados dos beneficiários na aplicação.

Os fogões são vendidos porta-a-porta.

Percepções do Consumidor

Os nossos projectos visam famílias de baixos rendimentos que utilizam carvão vegetal e/ou lenha como combustível para cozinhar e cujas condições de vida precisam de ser melhoradas tanto em zonas rurais como urbanas. A característica destas famílias é que a maioria é chefiada por mulheres e/ou idosos, fazem no máximo uma ou duas refeições por dia, e são gravemente afectadas pelos impactos das alterações climáticas.

Opções de Financiamento para os Utilizadores Finais

Os fogões distribuídos pela Carbonsink utilizam diferentes modalidades de pagamento de acordo com as instalações e em função das realidades do local de execução e do tipo de projecto e financiamento do projecto:

  • Pay-as-you-go.
  • Pagamento em 2 parcelas.
  • Gratuito, apoiado pelo projecto

Operação e Manutenção

Alguns produtos vêm com instruções de utilização. Carbonsink em colaboração com os parceiros do projecto realizam campanhas regulares e são realizadas campanhas de sensibilização com os consumidores finais sobre a utilização e manuseamento dos produtos para assegurar que a vida útil do fogão seja prolongada.

Os produtos distribuídos pela Carbonsink têm um período de garantia que respeita as políticas do produtor. Envirofit e Zama Zama Rocket têm uma garantia de 2 anos e os fogões Mbaulas A e B produzidos localmente e o Poupa-lenha têm uma garantia de 3 meses.

A Carbonsink não repara os fogões, mas fornece peças sobressalentes que vêm dentro do lote para famílias que precisam de fazer uma substituição, como é o caso da Envirofit e da Zama Zama Rockets. Para fogões produzidos localmente, dentro do período de garantia, estão sujeitos a substituição. Neste caso, a devolução só é feita quando existe um defeito de fabrico. O utilizador do fogão contacta o promotor que efectuou a venda ou uma pessoa responsável pelo projecto. A substituição é feita no prazo de 3 dias a partir da data da comunicação do defeito. O projecto tem um plano de contingência para cobrir os riscos de fogões que possam ter um defeito. Em qualquer caso, para minimizar os danos, os fogões são verificados um a um no momento da entrega do produtor ao armazém central.

Impactos sobre os Utilizadores Finais

Para além de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e contribuir para a mitigação das alterações climáticas, os nossos projectos, tal como hoje, proporcionaram os seguintes benefícios locais:

  • Cerca de 60.000 famílias constituídas por pelo menos cinco membros foram ajudadas.
  • Poupar até mais de 70% no consumo de carvão vegetal e lenha para cozinhar.
  • Até (EUA) 190 dólares anuais de poupança para as famílias locais em carvão vegetal necessário para cozinhar.
  • Redução dos efeitos adversos para a saúde associados à inalação de fumo.
  • Redução de cerca de 200.000 toneladas de emissão de CO2-eq/ano.

Constraints and Recommendations

One of the major constraints faced is the price of the product, which can be expensive to be purchased by our target group. It would not be practical to distribute energy efficient technologies without funding for our projects because the market cost of our products is high. Subsidized prices have been an advantage that have enabled the massive dissemination of stoves. The same ones that once cost 800 Mts today we sell at 500 Mts. For example, we sold 16 000 Mbaula A stoves in 2 years.

Another challenge is related to the displacement of the warehouse promoters from the countryside to the families. The distances are long and with the weight of the product, it is difficult to make an effective delivery of the product to interested users. The acquisition of a new txopela makes the delivery of stoves to families more flexible and the strategic location of field warehouses is allowing the distances traveled by promoters to be reduced.

COVID-19 also reduced the purchasing power of the families and made roadshows impossible, which is one of the marketing tools that works very well for the dissemination of this type of product. As a solution, we then chose to promote the products using radio broadcast.

Product Profile

We are a consulting company that works on the certification of carbon projects and carbon credits are our final product. We generate carbon credits by implementing improved cookstoves projects that contribute towards emissions reduction and climate change mitigation. The types of stoves disseminated so far by our projects are:

Product Description

CH-220 Envirofit.png



-       CH-2200 Envirofit

-       Cast iron, steel

-       Average thermal efficiency: 42.3%

-       Manufactured by Envirofit International

-       Fuel: charcoal 

-       Saves up to 70% of fuel consumption

-       Price 500-600 Mts (subsidized)

-       Imported from Kenya

Mbaula Poupa.png



-       Mbaula Poupa+++

-       This improved stove consists of two main parts: A ceramic liner and a metal sheet base as a support for the ceramic liner. The ceramic liner inside the aluminium is fixed with a mixture of cement.

-       Average thermal efficiency: 42.3%

-       Produced locally, semi-industrial

-       Fuel: charcoal 

-       Saves up to 70% the consumption of fuel

-       Price: 500-600 mts

Mbaula.png


-       Mbaula B

-       This improved stove consists of two main parts: A ceramic liner inside and a metal sheet base- Zinc, supporting the ceramic liner.

-       Average thermal efficiency: 42.3%

-       Produced locally, semi-industrial

-       Fuel: charcoal 

-       Saves up to 70% the consumption of fuel

-       Price: 250-300 mts


Rocket Works.png


-       Rocket Works’ Zama Zama stove

-       Steel

-       Average thermal efficiency: 31.8 %

-       Manufactured by

-       Fuel: firewood 

-       Saves 30-50% the consumption of firewood

-       Free of charge

-       Imported from Botswana


Note: The stove was distributed to local communities in a project developed in Zambézia Province in the buffer zone of GIle Nationl Reserve.

Poupa-lenha.png



-       Poupa-lenha

-       Clay

-       Average thermal efficiency: 25.2 %

-       Produced locally

-       Fuel: firewood 

-       Saves 30-50% the consumption of firewood

-       Free of charge


Note: the initial stoves were produced by a local NGO and during the implementation of a project in Zambézia province, the local community benefited from training on stove production.