Série de Webinars: Situação Actual e Potencial de Mercado das Energias Renováveis Fora da Rede em Moçambique

From energypedia
Revision as of 10:37, 11 April 2023 by ***** (***** | *****)
PT-Electrificacao de residencias de enfermeiros-Pedro Caixote.JPG

Em 2019, apenas 30% da população total de Moçambique tinha acesso a electricidade, enquanto 5% tinha acesso a combustíveis e tecnologias de cozinha limpa[1]. Contudo, Moçambique tem um enorme potencial para as ER, ou seja, 23.000 GW de energia solar[2], 12.000 MW de energia hídrica[3], 4,5 GW de potencial eólico e 2 GW de energia de biomassa[4]. Assim, as soluções renováveis fora da rede têm o potencial de colmatar a lacuna de acesso à energia e alcançar a electrificação e o acesso à cozinha limpa em todo o país.

Neste contexto, a energypedia está a organizar uma série de webinars sobre tecnologias de ER seleccionadas, tais como sistemas solares domésticos, cozinhas melhoradas, mini/nano rede e irrigação com energia solar. Com base na procura e interesse do sector energético moçambicano, a série de webinars será/ poderá ser expandida para incluir outras utilizações produtivas de energia.

Estes webinars fazem parte de uma série centrada nas tecnologias fora da rede em Moçambique. É organizado por energypedia UG em colaboração com AMER. O objectivo desta série de webinars é duplo: promover a criação e partilha de conhecimentos sobre tecnologias de ER seleccionadas (mencionadas acima) e destacar as experiências (histórias de casos de sucesso e fracasso e aprendizagens) do sector para evitar a duplicação e a invenção da roda. Os estudos de casos apresentados durante os webinars irão também alimentar o "Mozambique Off-grid Knowledge Hub".

Webinar Parte 2: Cozinha limpa em Moçambique - Oportunidades de financiamento

Este webinar apresenta um resumo das principais oportunidades de financiamento disponíveis para as empresas da ICS e um painel de discussão com as principais empresas da ICS sobre como é que o panorama do financiamento apresentado em Moçambique.

Webinar Parte 1: Cozinha Limpa em Moçambique: Perspectivas de Mercado e Oportunidades para o Sector Privado

Este webinar destaca a situação das tecnologias de energia de cozinha limpa em Moçambique, com conhecimentos chave sobre os intervenientes envolvidos, dimensão do mercado, desafios, bem como a oportunidade para o sector. Fornece conhecimentos sobre o sector moçambicano da cozinha limpa, com enfoque nos intervenientes envolvidos, desafios, bem como oportunidades para o sector privado. O webinar apresenta uma mesa redonda com representantes convidados do sector privado que giram em torno de tópicos como o acesso ao financiamento, alcançando os consumidores finais e soluções de cozinha limpa de qualidade.


Webinar Q&A

Painelistas

Gervasio Mavengue.jpg

Gervásio Mavengue, EnDev / GBE

Assessor Senior dos programas Energising Development (EnDev) e Green People’s Energy for Africa (GBE) implementados pela GIZ (Cooperação Alemã) Gervasio tem mais de 5 anos de experiencia na área de energias em Moçambique.

Taira Pene.jpg

Taira Pene, Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade – FDC

Taira Pene é engenheira e gestora de energias renováveis, com perto de 5 anos de experiência no sector das energias e gestão de risco de desastres para o contexto moçambicano. Desde 2020, Taira colabora com a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) na gestão do Fundo Baseado em Resultados (RBF) chamado Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis – FASER, que resulta de uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a FDC. Recentemente, em 2021, através da parceria entre a FDC e a Bill & Melinda Gates Foundation (BMGF), Taira integrou a equipa de desenho da estratégia de gestão de riscos de desastres para a FDC. Tanto no FASER quanto na estratégia de gestão de riscos de desastres da FDC, Taira actua como ponto focal das energias renováveis e desenvolvimento ambientalmente sustentável. Antes de se juntar a FDC, integrou o Departamento de Energias da Direção Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Gaza onde deu seus primeiros passos no sector das energias.

Florencia Saide.jpg

Florência Saide, Sogepal

Florência Saide, sócia Fundadora da SOGEPAL, é actualmente Directora de Projectos e Recursos Humanos de uma das principais empresas de produção e comercialização de fogões melhorados na região sul de Moçambique. Tem uma experiência profissional acumulada no sector de energias renováveis de cerca de 9 anos, tendo participado na pesquisa e implementação de actividades de divulgação e comercialização de fogões melhorados no mercado local, iniciou a sua carreira no ano de 2011, na SOGEPAL no Departamento dos Recursos Humanos e Relações Públicas, acumulando 6 anos de experiência. Entre 2013 a 2015 fez parte da liderança das actividades de Marketing na divulgação do uso de fogões melhorados nas comunidades na província de Maputo, no projecto EnDev liderado pela SNV – Organização Holandesa para o Desenvolvimento, perfazendo uma experiência acrescida de 2 anos na área de Marketing. É igualmente, Sócia-Fundadora (2014) da UNIMETAL, uma empresa subsidiária da SOGEPAL que actua em vários sectores de actividades na produção de produtos que tenham como matéria-prima o metal, nomeadamente a produção de fogões melhorados, panelas, e outros derivados de metal em pequeno porte.

Norato Xerinda.jpg

Norato Xerinda, MozCarbon

Norato Xerinda tem vindo a trabalhar há mais de 10 anos em projectos de carbono na cozinha e silvicultura limpas. É actualmente o Gestor de Monitorização e Certificação da Mozambique Carbon Initiatives LDA (MozCarbon). Ele lidera os processos de monitorização, auditoria e certificação de projectos de cozinhados em Moçambique e a correspondente geração de créditos de carbono. Foi responsável pela introdução da componente de cozinhas na carteira de negócios da MozCarbon e pela primeira emissão de créditos de carbono para a MozCarbon pelo organismo de certificação Gold Standard. Desempenhou vários papéis no desenvolvimento de projectos de cozinhas, incluindo parcerias, angariação de fundos, gestão de vendas, testes de fogões, entre outros. A sua experiência inclui Gestão de Projectos, Monitorização e Avaliação de Projectos e Programas de Energia, Desenvolvimento de Activos de Carbono (com foco em fogões de cozinha) e Silvicultura. Actualmente é Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento na Universidade Aberta, Portugal. Tem também uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e uma licenciatura em Silvicultura pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique.

Aldina Sindique.jpg

Aldina Sindique, Carbonsink

Aldina Sindique é Perita em Alterações Climáticas a trabalhar para a Carbonsink desde 2018. É a representante do país responsável pela identificação de novas oportunidades, e segmentos de mercado de projectos de carbono no país. Antes de se juntar à Carbonsink, trabalhou para o IIAM (Instituto de Investigação Agrária de Moçambique) em actividades de investigação e aspectos socioeconómicos que ligam os agricultores ao mercado; e para a APIEX (Agência de Promoção de Investimentos e Exportações) nas análises de projectos de investimento nacionais e estrangeiros. Tem uma experiência substancial em Gestão Florestal, Agricultura Sustentável e Eficiência Energética. Possui um Mestrado em Gestão de Recursos Naturais para o Desenvolvimento Rural Tropical (Terra e Água) e um Bacharelato em Tecnologia Florestal.

Celio JOse Barnete.png

Celio Jose Barnete, Pamoja

Gestor de Operações e Financeiro. Celio Barnete é natural de Nampula, licenciado em Direito pela UMBB em Nampula. Actualmente frequentando o Mestrado em Energias Renováveis. Possui experiência em capacitação e gestão de equipes. Celio gere as operações diárias do negócio e relatórios sobre o desempenho do negócio, pagamentos de clientes e satisfação. Durante os 4 anos em que trabalhou com a Pamoja, Celio tornou-se uma peça-chave para construir a experiência local necessária para dimensionar as operações.

Webinar Parte 3: Lições aprendidas: Sistemas irrigação com energia solar para pequenos agricultores em Gaza, Moçambique

Em 15 -17 de Março, PRACTICA apresentou as lições aprendidas do projecto num workshop de alto nível em Maputo, Moçambique. O workshop desencadeou discussões interessantes em torno da irrigação solar para pequenos proprietários em Moçambique entre partes interessadas de diferentes sectores, tais como ONG, governo, academia e sector privado.

Neste webinar a PRACTICA apresentará o seu projeto: "Desenvolver o negócio da irrigação solar na província de Gaza", e as conclusões do trabalho com SPIS para pequenos camponeses em Gaza. PRACTICA é uma organização sem fins lucrativos com a missão de reforçar as competências e melhorar o acesso às tecnologias no sector de WASH em África e na Ásia.

https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_zmi1dfsTQiqOLQBwECsdCA


Data e Hora:
Thursday, 13th April, 2023, 10:00-11:30 am Mozambican Time

Registre-se aqui: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_zmi1dfsTQiqOLQBwECsdCA


Painelistas: Aldo Zamarroni (Practica), Zunchany Matola (Practica)

Moderação: Helena Macune (energypedia/AMER)

Painelistas

Aldo_Zamarroni_Practica.png

Aldo Zamarroni

Aldo tem um BSc em irrigação e um MSc em Gestão Internacional de Terras e Águas, especializado em água, sociedade, e tecnologia. Juntou-se à PRACTICA em 2021 para apoiar tecnicamente diferentes carteiras na organização, incluindo a irrigação. Coordena dois projectos de irrigação solar em Moçambique e está envolvido em assistência técnica, capacitação e actividades de capitalização na África Sub-Sahariana e Ásia. Aldo finge partilhar as lições aprendidas com os sucessos e fracassos na província de Gaza para apoiar e reforçar os esforços que outras organizações estão actualmente a implementar em Moçambique.

Zunchany_Matola_Practica.png

Zunchany Matola

A Matola tem uma formação em hidrogeologia. Trabalha para a PRACTICA no projecto "Developing Solar Irrigation Business Case in Gaza Province, Mozambique" desde 2022. Coordena a implementação local de actividades relativas à perfuração manual, M&E, e assistência técnica relativa ao projecto. É também apaixonado por projectos relacionados com os sectores da água, agro-alimentar, e energias renováveis em Moçambique e está empenhado em fornecer tecnologias de baixo custo e sustentáveis aos mais necessitados.

Webinar Parte 1: Sistemas solares de irrigação para pequenos agricultores em Moçambique - Situação actual e oportunidade para o sector

Apresentações


Webinar Parte 2: Sistemas solares de irrigação em Moçambique - Uma análise profunda com peritos

Este é um evento de seguimento do Webinar sobre "Sistemas Solares de Irrigacão para Pequenos Agricultores em Moçambique", realizado em Dezembro de 2021. Neste evento, aprofundaremos questões sobre a operação e manutenção (O&M) de sistemas de irrigação solar e teremos uma sessão interactiva de perguntas e respostas entre os participantes e os peritos.

link para o resumo do webinar


Webinar Q&A

Mais Recursos

Painelistas

Berry van den Pol.png

Berry van den Pol

Berry van den Pol é um especialista em irrigação dirigido por agricultores que começou a trabalhar com agricultores moçambicanos há cerca de dez anos. Entrou para a Practica Foundation em 2013 como engenheiro de projecto responsável por testar a adequação técnica e sócio-económica das tecnologias de irrigação solar. Berry pretende partilhar as lições aprendidas e aumentar o acesso sustentável às tecnologias. Em 2021, Berry realizou um estudo de mercado sobre bombas de irrigação solar em Moçambique, financiado pela GIZ, que apresentará durante o webinar.

Marion Cuisin.jpg

Marion Cuisin

Marion estudou Agronomia e Desenvolvimento Rural. Após os seus estudos, juntou-se à equipa de irrigação da Practica, e agora fornece assistência técnica a vários projectos na África Oriental e Ocidental. Ajuda organizações parceiras locais na concepção técnica e planeamento de sistemas de irrigação de pequena escala (SIES), monitorização e avaliação, e no acesso a mercados de tecnologias de irrigação. Em 2021, a Marion concebeu e preparou formações sobre SIESpara técnicos, utilizadores finais e professores na Etiópia e no Gana. Com uma forte compreensão tanto dos sistemas agrícolas como da comunicação, a Marion desenvolveu uma gama de ferramentas para fornecer informações práticas e acessíveis aos agricultores e técnicos sobre irrigação com energia solar, incluindo guias de tomada de decisão, um jogo sério, e muitos exercícios de formação. Familiarizada com os desafios relacionados com a concepção de SPIS, ela apresentará as considerações técnicas a ter em conta para o planeamento de SIES com base no potencial de SIES em Moçambique, apresentadas pelo seu colega, Berry van den Pol.

Photo Ranisha Basnet.jpg

Ranisha Basnet

Ranisha tem mais de 6 anos de experiência no sector das energias renováveis, concentrando-se principalmente nos países em desenvolvimento. A sua experiência reside na investigação energética, gestão de projectos e desenvolvimento de produtos de conhecimento (webinars, bases de dados e portais de conhecimento). Trabalhou também como consultora de energia para diferentes organizações internacionais. Tem um mestrado em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis e uma licenciatura em Estudos Ambientais.

Webinar: Situação actual - Mercado de Sistemas Solares Domésticos (SSD) em Moçambique

Este webinar pretende fornecer uma visão geral do mercado do sistema solar doméstico (SSD) em Moçambique e apresenta um painel de discussão com o sector privado. Na primeira parte, a energypedia lançará o novo Centro de Energia Fora da Rede de Moçambique em energypedia.info. A segunda parte contará com um painel de discussão com empresas de energia solar que partilharão as suas experiências, oportunidades e desafios para a expansão do sector do SSD, bem como o caminho a seguir.

Descarregar a apresentação

  • Solar Home System Market in Mozambique


References

  1. IRENA et al., ‘Tracking SDG 7: The Energy Progress Report (2021)’, https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Publication/2021/Jun/SDG7_Tracking_Progress_2021.pdf
  2. Pranab Baruah and Brendan Coleman, ‘Country Brief: Mozambique Off-Grid Solar Power in Mozambique: Opportunities for Universal Energy Access and Barriers to Private Sector Participation’, n.d., 26.
  3. Kameshnee Naidoo and Christiaan Loots, ‘Mozambique / Energy and the Poor – Unpacking the Investment Case for Clean Energy’, 2020, https://sun-connect-news.org/fileadmin/DATEIEN/Dateien/New/2021-01-29_UNDP-UNCDF-Mozambique-Energy-and-the-Poor.pdf
  4. GET.invest, ‘Renewable Energy Potential – GET.Invest’, accessed 21 April 2021, https://www.get-invest.eu/market-information/mozambique/renewable-energy-potential/.

Financiamento

Financiado e desenvolvido em colaboração com o programa GIZ Green People's Energy for Africa para melhorar a troca e partilha de conhecimentos entre os profissionais da energia em Moçambique.

GIZ-BMZ logo.png