PT/Sistema de Rega Solar em Moçambique, SUPERKWICK LDA

From energypedia
Revision as of 12:01, 7 September 2022 by ***** (***** | *****) (Created page with "{{Back to Moz PUE Hub PT}} {{Back to Mozambique Portal PT}} {{English Version|Solar_Irrigation_system_in_Mozambique,_SUPERKWICK_LDA}} File:Solar Irrigation in Mozambique2.p...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Solar Irrigation in Mozambique2.png

2% da população do distrito de Bilene utiliza poços a céu aberto sem bombas como fonte de água e apenas 14% dos lares têm acesso a electricidade. 66,5% dos lares utilizam Gasolina/Paraffin/Kerosene como principal fonte de energia.

O acesso limitado à energia e o fornecimento inadequado de água são grandes obstáculos ao desenvolvimento do distrito, uma vez que todas as actividades económicas, incluindo a agricultura, dependem da disponibilidade destes dois importantes recursos. "Existe demasiado trabalho nos nossos campos que requer água, mas devido às alterações climáticas é muito difícil experimentar chuvas consistentes ao longo de todo o ano. O acesso a tecnologia como as bombas solares com menor dependência das chuvas sazonais é uma solução muito vital para os desafios que enfrentamos". --- Sr. Pelembe, representante dos agricultores do Bilene no Conselho Distrital.

A agricultura no distrito de Bilene Macia é praticada em explorações agrícolas familiares de 1,5 hectares, em média, e num sistema de cultivo entre variedades locais, com a utilização de tracção animal e tractores em algumas regiões. As principais culturas são a mandioca, milho, feijão, amendoim, arroz e vegetais, que constituem a base da dieta das famílias. O caju, a mafurra e a cana-de-açúcar são as principais culturas de rendimento.

SuperKwick Lda cultiva uma vasta gama de culturas incluindo macadâmia, caju, feijão, e vegetais numa quinta de 10ha em Bilene-Macia, em Moçambique. A macadâmia e o grão de caju têm um grande potencial para o mercado estrangeiro, com empresas nacionais dedicadas ao seu processamento para exportação para mercados como os Estados Unidos da América (EUA) e países da União Europeia (UE). O projecto SuperKwick tem como objectivo aumentar a disponibilidade destas amêndoas em bruto, promovendo o seu cultivo no distrito. Estas culturas requerem muita água para irrigação durante a fase de plantio, pelo que a utilização de energia renovável para bombear água para campos agrícolas é uma oportunidade para assegurar a sustentabilidade produtiva. O projecto visa também promover a produção de culturas para consumo doméstico, nomeadamente legumes e cereais.

Localização: Posto administrativo de Chilengue, Macia-Bilene, Província de Maputo

Período do Projecto: Agosto, 2021-date (On going)

Financiamento total: MZN 3,943,000. SuperKwick, recebeu apoio financeiro externo através da linha de crédito BCI-SUPER que foi estabelecida pela UNIDO em parceria com o BCI e a FUNAE. O financiamento é concedido como um empréstimo com termos e condições atractivas, incluindo uma taxa de juro fixa de 7,5%.

Actores: Universidade Eduardo Mondlane (capacitação e demonstração RE), distrito SDAE-Bilene (departamento de serviços de actividades económicas distritais), UNIDO (Financiamento e monitorização), GEF (Financiamento) e BCI (Linha de crédito).


Projecto

Solar Irrigation in Mozambique.png

Em 2018, a empresa SuperKwick recebeu do governo distrital uma área total de 107 hectares para explorar, mas devido a restrições financeiras e dificuldades em estabelecer sistemas de irrigação fiáveis, utiliza apenas cerca de 10 ha, para promover a produção de macadâmia e caju para o mercado externo. A empresa também planeia produzir algumas culturas para satisfazer o mercado nacional, tais como arroz, batata, feijão, amendoim e legumes.                               Esta localização foi seleccionada por SuperKwick porque o distrito pode facilmente atrair investimentos devido às condições agro-ecológicas favoráveis para a agricultura, condições turísticas atractivas, localização favorável em relação aos principais mercados (Maputo e África do Sul), existência de extensas terras para actividades económicas e para a população humilde, hospitaleira e trabalhadora de Bilene-Macia. SuperKwick já tinha instalado um sistema de irrigação solar de 2,275W, mas através da linha de crédito BCI-SUPER, irá acrescentar um sistema capaz de gerar 2,515W para: (i) bombear água para irrigação com micro, aspersores médios, irrigação directa, irrigação por gotejamento em campos de legumes, feijão e arroz para o mercado doméstico; (ii) bombear água para irrigação de campos de macadâmia e promover o cultivo do caju para exportação.

A montagem do sistema é feita de acordo com a orientação do terreno, bem como com a fonte de água. Para montar o sistema, tubos, emissores, aspersores, válvulas, e juntas de redução são os materiais necessários.

O sistema de irrigação por microaspersão é utilizado para irrigar as plantas de macadâmia e isto é determinado pelas necessidades hídricas de cada planta, que é de 20 litros por dia.

"Uma vez que o sistema requer uma fonte de energia elevada e contínua para permitir o bombeamento de água que é consequentemente pulverizada em todo o campo, verificou-se que a energia solar é a fonte de energia mais eficiente e fiável para este fim". - Sheila Macie, coordenadora de actividades de campo.

Para além das bombas solares, o sistema de irrigação melhorado inclui:

a. Instalação de tubos de irrigação para uma área de 30 hectares;

b. Sistema de micro-irrigação para uma área de 10 hectares;

c. Sistema de rega gota-a-gota para uma área de 5 hectares;

d. Instalação de aspersores de tamanho médio para uma área de 5 hectares; e. Instalação de um sistema de bombagem directa para um campo produtivo de 10 hectares.

Beneficiários-alvo ====

A implementação deste projecto trará benefícios para as comunidades de Mhata e Chilengue no distrito de Bilene, uma vez que servirá de referência para a sua migração da agricultura de sequeiro para a agricultura de irrigação, onde a produção ocorre ao longo do ano devido à disponibilidade permanente de água. A prática da agricultura de irrigação terá um impacto directo na segurança alimentar das comunidades, aumentando os seus rendimentos e excedentes de produção para comercialização. A Superkwick estabeleceu contratos de fornecimento para os seguintes clientes no mercado internacional:

  • Castanhas de caju cru para Condor; (ii) Castanhas descascadas para Sunshine e (iii) nozes de macadâmia cru para a empresa Hello Choice.
  • No mercado nacional: (i) feijão, legumes e cereais para os mercados da Praia do Bilene e da Macia e (ii) arroz cru para a fábrica de descasque de arroz da Macia


A experiência de SuperKwick na concepção, instalação e manutenção de sistemas de rega gota-a-gota, utilizando microaspersores, foi fundamental para assegurar a transferência destas tecnologias para as comunidades de Mhata e Chilengue. O projecto baseou-se nas actividades e experiências que a empresa já estava a desenvolver, tendo simplesmente expandido a produção para uma área de mais de 30 hectares, que agora tem sistemas de irrigação solar (SPIS).

Os agricultores individuais, as suas associações, e as pequenas empresas do sector agrícola beneficiarão de competências sobre SPIS oferecidas através do projecto.  Além disso, SuperKwik tem recebido regularmente estudantes de instituições académicas das províncias de Maputo e Gaza que realizam as suas aulas práticas e estágios neste projecto, incluindo o Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini e a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo De Chibuto. Durante o processo de montagem dos principais sistemas, bem como na operação, SuperKwick pretende introduzir tecnologias inovadoras que serão transmitidas directamente aos funcionários permanentes da empresa, bem como às comunidades circundantes, nomeadamente: (i) Irrigação com Bomba Solar do Rio; (ii) Estacas de Macadâmia utilizando composto orgânico CocoPit e Cocomix; (iii) Enxerto de Macadâmia e estratificação com Pó de Enraizamento; (iv) Produção de mudas de Macadâmia através de composto local e Casca de Pinheiro.

Impacto

A implementação deste projecto trará benefícios para as comunidades de Mhate e Chilengue no distrito de Bilene, uma vez que servirá como um marco de referência para a sua migração da agricultura alimentada pela chuva para a agricultura de irrigação solar, onde a produção ocorre durante todo o ano, devido à disponibilidade permanente de água. A prática da agricultura baseada na irrigação por energia solar terá impacto na segurança alimentar das comunidades, bem como aumentará os seus rendimentos e excedentes de produção para fins comerciais.

Os principais objectivos do projecto são (i) geração de energia para irrigação de campos agrícolas; (ii) criação de emprego; (iii) transferência de tecnologias agrícolas para comunidades locais (sistemas de irrigação solar); (iv) desenvolvimento económico local.

Restrições e Recomendação

O custo inicial da instalação do sistema é elevado, a água deve estar limpa e livre de areia, detritos e sais dissolvidos, e, é um desafio utilizar o sistema durante o clima ventoso. Além disso, as culturas são danificadas devido ao excesso de água, e requer uma alimentação eléctrica elevada e contínua.

Resources/Links

Contact

Elisabeth Kisakye, National Communication expert

https://tse4allm.org.mz/