Knowledge fuels change - Support energypedia!
For over 10 years, energypedia has been connecting energy experts around the world — helping them share knowledge, learn from each other, and accelerate the global energy transition.
Today, we ask for your support to keep this platform free and accessible to all.
Even a small contribution makes a big difference! If just 10–20% of our 60,000+ monthly visitors donated the equivalent of a cup of coffee — €5 — Energypedia would be fully funded for a whole year.
Is the knowledge you’ve gained through Energypedia this year worth €5 or more?
Your donation keeps the platform running, helps us create new knowledge products, and contributes directly to achieving SDG 7.
Thank you for your support, your donation, big or small, truly matters!
NOS ÚLTIMOS NOVE MESES: EDM realiza 280 mil novas ligações no país
Electricidade de Moçambique (EDM) realizou mais de 278 mil novas ligações em todo o território nacional até ao momento, representando um investimento de 6,3 mil milhões de meticais (100 milhões de dólares).
De acordo com o jornal notícias, esta cifra refere-se ao número de clientes que beneficiaram de ligações nos primeiros nove meses de 2024, aproximando-se da meta de 350 mil novas ligações previstas para este ano.
A informação foi partilhada por Stélia Neta, directora do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da EDM, que sublinhou existirem ainda condições favoráveis para mais ligações: “Estamos a trabalhar com o projecto de electrificação, que, até agora, já abrangeu no País mais de 1,3 milhão de pessoas”, explicou.
O crescimento da taxa de ligações em Moçambique está também relacionado com a implementação do Programa Energia para Todos (ProEnergia), que visa intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, com uma meta de cobertura até 2030.
No ano passado, a expansão da rede eléctrica nacional e a massificação de novas ligações permitiram que mais 395 mil consumidores passassem a beneficiar de energia.
Desde 2020, cerca de 6,4 milhões de moçambicanos passaram a ter acesso à energia eléctrica, conforme dados da EDM. O crescimento energético moçambicano é igualmente impulsionado por vários projectos em curso, como a Central Térmica de Temane, com uma capacidade instalada de 450 Megawatts, que utiliza gás natural e tem potencial para aumentar a produção em cerca de 16%.
Apesar dos desafios, como dificuldades no acesso ao financiamento e desastres naturais cíclicos, a EDM acredita que o País está a avançar. Contudo, Stélia Neta também alertou para o aumento do roubo de corrente, destacando a importância de as comunidades denunciarem casos de vandalização e furtos de energia para melhorar a qualidade do serviço prestado.



















