Knowledge fuels change - Support energypedia!
For over 10 years, energypedia has been connecting energy experts around the world — helping them share knowledge, learn from each other, and accelerate the global energy transition.
Today, we ask for your support to keep this platform free and accessible to all. Even a small contribution makes a big difference! If just 10–20% of our 60,000+ monthly visitors donated the equivalent of a cup of coffee — €5 — Energypedia would be fully funded for a whole year.
Is the knowledge you’ve gained through Energypedia this year worth €5 or more?
Your donation keeps the platform running, helps us create new knowledge products, and contributes directly to achieving SDG 7.


Donate now and support open access to energy expertise

Thank you for your support, your donation, big or small, truly matters!

RENMOZ 2025: Moçambique caminha firme rumo a materialização da transição energética

From energypedia

Maputo acolheu, nos dias 23 e 24 de Abril de 2025, a 4ª Edição da Conferência Empresarial Energias Renováveis – RENMOZ 2025. O evento reuniu mais de 550 participantes presenciais e 2300 participantes online, incluindo líderes empresariais, autoridades governamentais, especialistas e investidores nacionais e internacionais.

Sob o lema “Transição Energética de Moçambique”, a conferência destacou-se como uma plataforma estratégica de convergência, reforçando o compromisso nacional com a aceleração da transição energética. O evento permitiu um amplo debate sobre as prioridades do sector, com enfoque na Estratégia de Transição Energética de Moçambique (ETE), assente em quatro pilares fundamentais: Sistema energético moderno e renovável; industrialização verde; acesso universal com foco em mini-redes, sistemas solares caseiros (SSC) e cozinha limpa; e descarbonização dos transportes.

A transição energética em Moçambique foi descrita como uma mudança estrutural, que ultrapassa a simples substituição tecnológica. Trata-se de uma transformação de mentalidade e de modelo de desenvolvimento, centrada nos territórios e em diálogo com as comunidades.

“A conferência serviu de oportunidade singular para reforçar o nosso compromisso com a transição energética no país. Estamos a construir um novo sistema energético e assumimos o compromisso de garantir que este seja moderno, justo e resiliente,” afirmou Ricardo Pereira, Presidente da Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).

Durante a RENMOZ 2025, foram apresentadas iniciativas e instrumentos estratégicos que reforçam o ecossistema das energias renováveis em Moçambique: lançamento do Fundo Catalítico para Cozinha Limpa; lançamento do Fundo Catalítico para Sistemas Solares Caseiros, anúncio da implementação do programa +Sol, a partir de 2025; pré-qualificação do programa GET FiT para mini-redes. Na ocasião, foi igualmente lançado o 4ª edição do “Resumo: Renováveis em Moçambique 2024”, documento crucial que oferece uma análise abrangente da evolução do sector, com dados actualizados, tendências e oportunidades de investimento.

Actualmente, 65% da geração eléctrica de Moçambique provém de fontes renováveis, e o país apresenta uma taxa de electrificação de 60,1%. Iniciativas como o RBF, os leilões PROLER e o novo GET FiT Mozambique para mini-redes continuam a reforçar o ambiente favorável ao investimento em energias limpas.

“A RENMOZ 2025 revelou-se um verdadeiro catalisador de ideias e compromissos concretos para acelerar a transição energética em Moçambique e nos países de expressão portuguesa. Para o momento que atravessamos, mostra-se crucial o investimento em competências técnicas como a instalação e manutenção de sistemas solares e mini-redes, habilidades sociais como gestão e comunicação, bem como ferramentas digitais como contadores inteligentes e sistemas de facturação remota,” destacou Mayra Pereira, Presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER).

A conferência ofereceu um ambiente vibrante, ideal para estabelecer conexões estratégicas e fomentar o diálogo entre 13 investidores e 6 empresas do sector, através de sessões de pitching voltadas para oportunidades reais de negócio e cooperação. Igualmente, o evento contou com: 4 eventos paralelos, 7 stands na área de exposição, 12 patrocinadores, 14 sessões de debate, mais de 40 oradores, representando o sector público, privado, programas de desenvolvimento e doadores.

A RENMOZ 2025 foi co-organizada pela AMER e pela ALER, com o apoio do GET.invest Mozambique (financiado pela União Europeia e Alemanha), da Africa Energy Challenge Fund (AECF) e da Embaixada da Suécia.      


AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!