Sistemas Solares Domésticos em Moçambique : Panorama do Mercado

From energypedia
Revision as of 14:53, 7 March 2022 by ***** (***** | *****)


Introdução

O mercado de Sistema Solar Domésticos (SSD) de Moçambique, ainda se encontra numa fase incipiente, mas está em constante crescimento, em grande parte devido ao apoio fornecido por programas financiados por vários doadores[1] e mecanismos de financiamento inovadores como o Pay-as-you-go (PAYGO). PAYGO decompõe o elevado custo de investimento inicial do SSD em pequenos pagamentos mensais/regulares que estão alinhados com a vontade e capacidade de pagamento do cliente.

Este artigo fornece um resumo do mercado de SSD em Moçambique, particularmente sobre os actores envolvidos no mercado e é dirigido ao sector privado, organizações doadoras, ONGs, organismos governamentais e outros interessados em obter uma compreensão mais profunda do mercado de SSD.  

Neste artigo, o termo SSD inclui todos os produtos da Tier SHS, incluindo os produtos picoPV (abaixo de 10 W). O nível 1 é definido como SSD básico com lâmpadas e/ou rádio e/ou entrada USB para carregamento de telemóveis. O Nível 2 inclui lâmpadas, carregador de telefone, rádio e TV. O Nível 3+ inclui aparelhos de grande utilização produtiva, tais como bombas solares e frigoríficos.

Para uma visão geral sobre os indicadores demográficos e socioeconómicos para Moçambique, ver este capítulo.

Para informação detalhada sobre o potencial da energia solar em Moçambique, por favor ver este capítulo.

Panorama do Mercado de SSD

Sector Privado

O mercado de SSD expandiu-se muito desde 2017 e novos actores estão a entrar no mercado. Em 2018, existiam cerca de 20 empresas a vender SSD certificados em Moçambique[2]. De acordo com os dados do relatório trimestral de vendas fora da rede da Lighting Global, as vendas de SSD aumentaram de 13.178 unidades em 2017 para 39.304 unidades em 2020[3][4]. Pode esperar-se que este número seja muito maior, uma vez que os dados se baseiam em membros seleccionados do GOGLA e empresas que vendem produtos que cumprem os Padrões de Qualidade da Lighting Global e as que participaram no inquérito. Os resultados também só incluíram dados de vendas de fabricantes para evitar a dupla contagem.

Até à data (Out de 2021), o mercado é dominado por cinco grandes empresas solares que fornecem SSD na base de pay-as-you-go (PAYGO), bem como vendas directas a dinheiro. Solarworks! foi a primeira a iniciar operações em 2017, seguida pela Epsilon 2017[5], ENGIE Energy Access (anteriormente chamada Fenix Intl) em 2019 e Ignite e Digitech em 2020[6].  Estas empresas são uma mistura de fabricantes (SolarWorks! e ENGIE Energy Access) que vendem produtos da sua própria marca e distribuidores (Ignite, Epsilon e Digitech) que vendem produtos da marca de outras empresas. Juntas, venderam mais de 137.000 unidades SSD desde 2017 até Outubro de 2021[5]. Também cobrem todas as 11 províncias de Moçambique[6].  Outras empresas activas no mercado de SSD incluem por exemplo Green Watts, EREL - Empresa de Energias Renováveis do Limpopo, Matharia, Ecosys, Dynamiss Trading, Sogepal, Enteria, Agrofield, Sociedade Algodoeira do Niassa - JFS, S. A. - Francisco Ferreira dos Santos e Green Lights.

A tabela 1 mostra o número de SSD vendidos por algumas das empresas até Outubro de 2021, bem como os tipos de produtos que oferecem (esta tabela está continuamente a ser actualizada com novas informações)[6].

Nome Operando

desde

Provincias abrangidas Tamanho do SSD (medido em W) Tipos de Sistemas Unidades de sistemas vendidos até Oct de 2021 Modelo de Financiamento Preço médio para o SSD de nível mais baixo oferecido por cada empresa
SolarWorks! 2017 Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica e Nampula 20-155 Fabricante do SSD com:

Lâmpadas+carregador+radio

Lâmpadas+carregador+radio+TV

Lâmpadas+carregador+radio+

maquina de costura

>70,000

2000-2500 sistema instalado por mês (oct de 2021)

PAYGO+

vendas directas

Para 20 W do SSD (3 lâmpadas+bateria+carregador)

Adiantamento: 595 MT (USD 9,41)

Prestação mensal: 295 MT (USD 4,66)

Duração: 30 meses

ENGIE Energy Access (previously

Fenix Intl)

2019 Maputo, Gaza, Inhambane, Nampula, Zambezia e Manica 10-50 Fabricante do SSD com:

Lâmpadas+carregador

Lâmpadas+carregador+radio

Lâmpadas+carregador+radio+TV

57,768 (ate Sept de 2021) PAYGO+

vendas directas

<10 W SSD (2 luzes+carregador)

Adiantamento: 800 MT (USD 12.6)

Prestação mensal: 750 MT (USD 11,8)

Duração: 18 meses

Ignite 2020 Zambezia e Niassa 12-400 Distribuidor 3000 (até 2020) PAYGO+

vendas directas

Epsilon 2017 Manica, Tete e Zambezia 6 Distribuidor do Sun King Home 60 do Greenlight Planet (SSD com 3 lâmpadas+bateria+ entrada USB) e Sun King Home 400 (SSD com duas lâmpadas de tubo+duas lâmpadas suspensas+bateria+TV) +7000 PAYGO+

vendas directas

6 W de SSD (3 Lâmpadas + porto de carga)

Adiantamento: 1625 MT (USD 27)

Prestação mensal: não disponível

Duração: 3, 6, 12 e 24 meses (80% dos produtos são vendidos no período de 24 meses)

Digitech 2020 Gaza, Inhambane, Nampula, Cabo Delgado 4-400 Distribuidor 500 (até 2020) PAYGO+

vendas directas

Pragramas dos Doadores

Existem muitos programas internacionais de energia que visam fornecer electricidade a agregados familiares rurais que utilizam SSD. Estes programas fornecem subsídios e subvenções às empresas de SSD, visando o elevado custo de entrada no mercado, na sua maioria em localizações rurais e geográficas distantes.

Para uma lista de todos os programas de doadores activos em Moçambique, por favor ver aqui. Para uma lista de oportunidades de financiamento (sempre que disponível), por favor ver aqui.

Alguns dos principais programas de doadores que fornecem financiamento e apoio ao SSD são destacados abaixo:

EnDev Moçambique é um programa de múltiplos doadores que apoia empresas de SSD, utilizando um mecanismo de financiamento baseado em resultados. Em 2019, forneceu acesso à electricidade a 229.300 pessoas através do apoio a empresas PAYGO, operadores de mini-redes e programa de densificação da rede[7].  Para além do apoio financeiro, a EnDev capacita também empresas privadas, oferecendo serviços de desenvolvimento empresarial destinados a melhorar a capacidade bancária e o crescimento do sector privado.

Green People's Energy Mozambique (GBE) é encomendada pelo Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento (BMZ) e implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O objectivo do programa é melhorar o acesso à energia nas zonas rurais em nove países africanos, com especial enfoque nas energias renováveis descentralizadas e na participação dos municípios locais, cooperativas e empresas locais[8].

As actividades incluem a promoção da utilização produtiva de energia para a geração de rendimentos; o incentivo ao sector privado para melhorar a qualidade dos seus serviços; o aconselhamento aos decisores políticos sobre uma melhor integração das energias renováveis descentralizadas; e o apoio à utilização da energia descentralizada em instituições sociais em Moçambique[9]. O projecto GreenSkills4Dev da GBE oferece cursos em linha, workshops virtuais ao vivo e formação prática sobre diferentes tópicos de energias renováveis, incluindo a energia solar. O projecto está também a colaborar com a Universidade Eduardo Mondlane para oferecer Mestrado de Aprendizagem Combinada e está a apoiar institutos locais na criação de formações sobre energias renováveis.

O programa ProEnergia do Banco Mundial visa ligar um total de 250.000 lares à rede até ao final de 2024. Os objectivos específicos relacionados com o SSD são[10]:

  • Mobilizar empresas privadas que utilizam RBF para fornecer 18.000 lares com acesso à electricidade utilizando SSD e,
  • Ajudar o Fundo de Energia (FUNAE) a adoptar as normas globais de qualidade de SSD para Moçambique[10]:
  • Mobilizar empresas privadas que utilizam o financiamento baseado em resultados (RBF) para fornecer a 18.000 famílias acesso à electricidade utilizando SSD.

BRILHO, financiado pela UK Aid, fornece apoio financeiro e assistência técnica ao sector privado para electrificação fora da rede com SSD e mini-redes. O fundo está dividido em dois mecanismos: subvenções catalíticas e RBF[11]. Uma das empresas que já recebeu financiamento do BRILHO é a Ignite Power[12].

Informações Adicionais

Referências

  1. Hodgkinson, Luke, and Nikita Smeshko. “Challenges in the Solar Home Industry in Mozambiqu,” 2021. https://amer.org.mz/wp-content/uploads/2021/02/Private-Sector-Challenges-SHS-EN_24022021-VF.pdf
  2. Greenlight. “Mozambique  – Off-Grid Energy Market Assessment.” 2019. https://beyondthegrid.africa/wp-content/uploads/MOZ-Greenlight-Off-Grid-Energy-Market-Analysis.pdf
  3. Lighting Global, Efficiency for Access Coalition, Berenschot, and GOGLA. “Global Off-Grid Solar Market Report Semi-Annual Sales and Impact Data | July-December 2020,” 2020. https://www.gogla.org/sites/default/files/resource_docs/global_off-grid_solar_market_report_h2_2020.pdf
  4. No data was recorded for the first quarter of 2018 and 2019 due to confidentiality of the data i.e for the data to be considered, there has to be more than three companies taking part in the GOGLA survey. Thus, this section only shows the data from 2017 and 2020 for comparison
  5. 5.0 5.1 Raposeiro. R(2021): Webinar: Situação actual - Mercado de Sistemas Solares Domésticos (SSD) em Moçambique
  6. 6.0 6.1 6.2 “ALER - Resumo Renovaveis Em Mocambique 2021.” Accessed June 14, 2021. https://www.lerenovaveis.org/contents/lerpublication/aler_mar2021_resumo-renovaveis-em-mocambique-2021.pdf
  7. EnDev. “EnDev Mozambique.” EnDev (blog). Accessed June 24, 2021. https://endev.info/countries/mozambique/
  8. Giz, ‘Green People’s Energy’, accessed 27 May 2021, https://www.giz.de/en/worldwide/77417.html
  9. GBE, ‘Green People’s Energy for Africa – Mozambique’, Green People’s Energy for Africa, accessed 7 June 2021, https://gruene-buergerenergie.org/en/countries/mozambique/
  10. 10.0 10.1 World Bank. “Mozambique - Energy for All (ProEnergia) Project,” 2019. http://documents1.worldbank.org/curated/en/594061554084119829/text/Mozambique-Energy-for-All-ProEnergia-Project.txt
  11. “BRILHO.” Accessed June 2, 2021. https://brilhomoz.com/
  12. News, E. I. N., and Gil Karie. “Ignite Power Secures Funding from the BRILHO Programme to Expand Operations throughout Mozambique.” EIN News, February 10, 2021. https://www.einnews.com/pr_news/535361458/ignite-power-secures-funding-from-the-brilho-programme-to-expand-operations-throughout-mozambique